DNS – Configuração CloudFlare

Esta postagem é um estudo e está em desenvolvimento

O Domain Name System é um serviço ou sistema hierárquico para gestão de computadores na web e em redes privadas. Faz associação a várias informações atribuídas a nomes de domínio. A sua utilização mais corriqueira é a utilização de nomes de domínio memorizáveis a endereços de IP.

Como exemplo fácil, imagine quantas vezes você já esqueceu o telefone de algum amigo ou amiga. Imagine que o telefone é um IP. Agora se você pudesse atribuir um endereço a cada contato usando nome e sobrenome para telefonar.

Assim funcionam os domínios, poir isso ao acessar um site como o www.google.com, na verdade você acessa um IP associado ao domínio (www.google.com) por um serviço DNS. Fica muito mais fácil que acessar um IP como 162.158.193.180.

Hoje em dia os domínios são cruciais para qualquer projeto web, pois fornecerem uma informação prévia do que existe no site, o que não ocorre com um IP. Além disso, participam do processo de marketing da empresa com mais acessibilidade e memorabilidade por por parte dos usuários.

Serviço de DNS


A maioria dos serviços de DNS são gratuitos e atrelados à venda de domínios. A maioria das registradores de domínio possuem serviço de DNS. Assim como Hospedagens e servidores Cloud também possuem serviços de DNS. Porém existe um serviço de DNS profissional que oferece vantagens para desenvolvedores.

Cloudflare

Entre as vantagens oferecidas pelo CloudFlare estão: SSL Gratuito, melhoria do desempenho, melhoria da segurança além de diversos serviços adicionais.

Simulação de propagação de DNS

A simulação é muito usual e prática para fazer testes no pc antes de publicar algum sistema ou serviço para acesso público em domínios já existentes.

Passo a passo para a simulação

Após a abertura do serviço de hospedagem de arquivos. Abrir o arquivo Hosts (C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts). Editar com um editor de código associando um ip ao seu respectivo domínio. Ao acessar o site no seu navegador, o sistema operacional lê o hosts e usa esta configuração como atalho.

Um dos principais motivos para a simulação é acelerar testes antes de propagar o DNS, pois esta propagação pode demorar até 48 horas.

Configuração de DNS
Para configurar é necessário o IP de um servidor Web e uma conta no CloudFlare.

  1. Criação abertura de um servidor online, e seu respectivo IP.
  2. Associar o IP ao domínio na registradora de domínios.
  3. Após a propagação do domínio, use o CloudFlare para escanear o domínio (Função adicionar domínio).
  4. Editar os records substituindo os DNS coletados no scan pelo ip do servidor.
  5. Esperar a propagação (Até 48 horas).

Teste de propagação DNS

A ferramenta que mais uso é este site www.whatsmydns.net. Nele temos uma visão geral de como o DNS está se propagando pela rede mundial de computadores.

A ser continuado

2 Replies to “DNS – Configuração CloudFlare”

  1. Obrigado por compartilhar o tutorial. Para a propagação do DNS, como uma alternativa ao whatsmydns.net, por que você não deve procurar https://dnschecker.org/ com mais público servidores disponíveis para verificar os resultados de propagação ao vivo, em comparação com qualquer outra ferramenta similar on-line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.