Minha vida mudou depois do MAUTIC

O certo seria dizer que minha vida mudou depois da automação de marketing. O primeiro contato foi com o RD Station, nos trabalhos de marketing da BioLogicus. No entanto, para trazer este recurso para meus trabalhos pessoais precisaria disponibilizar 300 a 700 Reais por mês.

Caro não? Não, não é caro. Pois são ferramentas muito sofisticadas e que QUALQUER PESSOA pode utilizar, tendo um preparo mínimo para isso. São bem completas e de alto nível (voltada para o usuário final).

Além disso, são atualizadas constantemente, possuem base conhecimento consistente além de suporte ao usuário.

Mesmo assim, não poderia pagar por isso para divulgação de blogs e outros conteúdos, até conhecer o Mautic 🙂

Idade das trevas do e-mail marketing

O mundo do e-mail marketing caiu em descrédito imenso com a crescente dos SPAMS e uso de ferramentas de comunicação mais imediatas como as redes sociais e chats instantâneos.

Sem falar da segurança exacerbada dos provedores de e-mail, que tratam e barram mensagens de SPAM

Antes, não era raro ver gente comercializando listas de e-mail para envio massivo. Algo que eu sempre abominei, pois eu nunca lia algo que eu não quisesse receber. Passava a odiar o remetente e tinha prazer em marcar como SPAM.

O que diabos é automação de marketing?

Resumidamente, preparo e organização. Você trabalha antes no preparo, define sua segmentação, organiza os estágios de comunicação em um funil e pontua cada contato. A partir deste momento, todos possuem tratamento personalizado segundo suas preferências e disponibilidade.

Ai entra a organização, quando você começa a colher os frutos de ter dados organizados de sua base de contatos. Até porque é humanamente impossível segmentar 20, 30, 40 mil contatos manualmente.

Em contraponto ao modelo da “bala mágica” de fazer um disparo não segmentado para milhares de pessoas, diminuímos drasticamente a quantidade e aumentamos proporcionalmente a qualidade. Você usa menos recursos, atende ao desejo de sua audiência e não é considerado spammer.

Todas as ações dos clientes dentro do meu site são registradas afim de melhorar sua própria experiência. Quem faz este registro? O Mautic.

Resumindo: Mando uma mensagem para 100 pessoas interessadas em uma categoria de conteúdo, a taxa de abertura chega a 80%. Eu sei o que as pessoas querem ver pelos registros de acesso em links específicos dentro do meu site.

Antes do Mautic

Eu vivia utilizando planos mínimos de envio de e-mail, com limitação de contatos e envios mensais, sempre ‘segurando o siri’ e tendo resultados medíocres, obviamente.

Mesmo sendo a inscrição autorizada pelos usuários, a taxa de abertura não passava dos 15%.

Em diversas ocasiões eu me perguntava se realmente valia à pena fazer aqui segundo meu péssimo ROI. Olhe que eu não estava gastando 1 Real.

Durante e pós Mautic

Encontrei o Mautic, tudo maravilha, agora todos os meus problemas de comunicação estão resolvidos! Errado.

A vantagem do Mautic é que é open-source e a desvantagem do Mautic é que é open-source. O fato de ser aberto, torna ele custo zero, porém parte dos recursos e configurações tem que ser feito na unha, mexendo em código, usando linha de comando, programação, abrindo servidor e integrando ferramentas que não são nada simples para um leigo.

Precisei pesquisar muito para montar a coisa, enquanto o RD basta pagar para tudo estar quase pronto. Com o Mautic não é assim, passei 6 meses para ter firmeza e ver os resultados. Abaixo o setup que uto e o custo atual da ferramenta.

RecursoCusto mensal
Servidor Dedicado Digital OceanUSD 5,00
Mautic0,00
Sendgrid 40 mil e-mails mensaisUSD 15,00
TOTALUSD 20,00 ou R$ 76

Uma ferramenta de automação proprietária para um volume de e-mails considerável como o meu, o custo seria 10x (ou mais) superior a este.

Estou bem satisfeito e recomendo para quem tenha força de vontade para estudar. Ah, não faltam cursos e vídeos na web que oferecem soluções de aprendizado legais.

Link das ferramentas


Divirtam-se

2 Replies to “Minha vida mudou depois do MAUTIC”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *