Referências de embalagens de transporte
Pesquisando da internet opções de lift packaging ou transport packaging que pudessem ser fabricados com materiais biodegradáveis me deparei com uma variedade satisfatória de alternativas para fins diversos.
As características gerais são a apresentação de uma alça para fins de transporte, a construção simples com apenas uma peça dobradas, furada e cortada de papelão, cartão ou plástico, desenho feito para uma finalidade específica (uma embalagem não serve para vários tipos de produtos), fácil montagem e construção para transporte múltiplo ou unitário. Algumas possuem fios, cordas, fitas ou costuras simples. Apenas um exemplo foi elaborado plenamente com fibra vegetal.
O produtos servem essencialmente ao ramo alimentício, hortifrutigranjeiro, bebidas, floricultura, decoração e vestuário.
Vantagens: Oferecem maior proteção em relação à sacolas plasticas, pois o papel ou papelão envolvem o produto deixando bordas e volumes que sustentam e limitam o acesso ao mesmo. Alem disso pode ser construído com materiais reciclados e biodegradável. Também é uma vantagem a diferenciação e a exposição do produto.
Desvantagens: A construção tende a ser específica, não servindo para uma grande variedade de produtos. Não é maleável, ocupando um espaço constante quando montada. Além de sua produção ser personalizada e com custo dependente do volume encomendado.
Lembrando que sem a alça de transporte, não é uma embalagem voltada apenas para acondicionamento.